TEM UMA DÚVIDA?

Veja abaixo algumas perguntas feitas frequentemente.

Em caso de dor nas costas devo permanecer em repouso até a dor passar?

Não deve! Os mais recentes estudos mostram que permanecer em repouso por tempo maior que 2 ou 3 dias pode piorar a situação. Podemos atuar imediatamente na dor lombar com medidas contra a dor, o espasmo muscular e movimentos controlados devolvem a função de maneira mais rápida e com menos medicações. Quanto antes começamos a fisioterapia, maiores são as chances de um retorno rápido as suas atividades profissionais e esportivas.

Tenho dor no pescoço e fiz uma ressonância magnética que não mostra nenhuma alteração. De onde vem a minha dor? Como isso é possível?

Na maior parte dos pacientes não existe a correlação entre dor (mesmo que intensa) e um exame com ou sem alterações. O ponto mais importante do tratamento é a avaliação clinica com entrevista, exame físico e educação do paciente. É totalmente normal um paciente com estresse alto sedentário e sono ruim, por exemplo, apresentar dores de intensidade moderada a alta. Nossa avaliação deve sempre ser o mais abrangente possível, examinando fatores mecânicos, mas levando em conta também fatores emocionais que podem explicar o quadro.

Minha ressonância magnética mostra uma hérnia de disco na lombar. Preciso operar a coluna?

Não, não necessariamente. Os tratamentos de primeira escolha para dores lombares COM ou SEM hérnia lombar são medicamentos, repouso relativo e fisioterapia. Apenas cerca de 5% dos pacientes precisam de uma cirurgia, e esta deve ser pensada apenas em casos onde há sinais de alerta presentes como por exemplo perda de força progressiva que não responde a fisioterapia, fraturas traumáticas da coluna, dor desproporcional etc… Enorme parte dos pacientes responde muito bem ao tratamento conservador (remédios e fisioterapia).

Qual a importância da atividade física regular para me proteger das minhas dores?

Nosso corpo foi projetado para o movimento. Deixar esse corpo parado pode trazer consequências mais serias como a obesidade, o diabetes por exemplo. Mas os males do sedentarismo não param por aí, não… Estudos atuais mostram que pessoas sedentárias são mais suscetíveis a dores pelo corpo e isso ocorre por diversos motivos, por exemplo: Quanto mais fraca e menos condicionada uma pessoa é, menor seu limiar de dor, ou seja, a inatividade te deixa mais sensível e faz com que uma dor moderada em uma pessoa ativa pareça intensa em um sedentário. Outro exemplo que podemos dar é que ao ficar mais forte e condicionado você constrói uma “imunidade” do aparelho locomotor, além de melhorar a qualidade do seu sono, item fundamental para uma boa saúde geral.

SOBRE Pesquisa Científica

Qual propósito da pesquisa cientifica?

O objetivo da pesquisa é desenvolver ações sistemáticas e criativas para resolver dúvidas ou problemas. O trabalho cientifico é um processo planejado e direcionado que utiliza fatos previamente descobertos para avançar em novos conhecimentos e assim consolidar nas tomadas de decisões clinicas.

Como novas pesquisas podem ajudar as pessoas?

Dúvidas clinicas são formadas diariamente e as investigações cientificas ajudam na resolução ou prevenção de doenças. Dessa forma as pesquisas são ferramentas fundamentais na construção e novas ideias e assim estabelecer segurança e efetividade nas condutas clinicas 

Qual importância ética na pesquisa?

Nossas pesquisas envolvem humanos e questões éticas, sociais e politicas são consideradas. Oferecemos cuidados durante os atendimentos, consideramos os interesses dos indivíduos envolvidos, gerenciamos possíveis riscos e confidencialidade dos dados. Aplicação da ética na pesquisa está em respeitar os participantes e ofertar assistência necessária. 

SOBRE PILATES

O Pilates trabalha somente alongamento e respiração?

Controle respiratório e treino de mobilidade/ flexibilidade são apenas algumas das propostas da prática. Um dos princípios do método é o fortalecimento do Power House (musculatura abdominal profunda), portanto exercícios de força, estabilização e equilíbrio se fazem muito presentes na aula também!

Ainda estou em tratamento fisioterapêutico, tenho que esperar receber alta para começar o Pilates?

Não necessariamente! Através de uma interação entre o instrutor de Pilates e seu fisioterapeuta, as necessidades específicas do seu caso serão respeitadas e trabalhadas de maneira individual e específica, sendo possível manter o condicionamento de força, estabilização e mobilidade do resto do corpo! Além disso, muitas vezes os exercícios da aula podem ser direcionados para complementar e ajudar no seu tratamento!

Ouvi dizer que o Pilates é bom para quem tem Escoliose ou alguma outra alteração postural. Como o Pilates pode ajudar a melhorar minha postura?

O princípio do Método Pilates é que o movimento seja executado com um bom alinhamento, com a quantidade necessária de força e de maneira fluida. Isso tudo através de muita consciência e controle corporal, fazendo com que você seja direcionado a estar em uma boa postura para realizar os exercícios! Com pouco tempo de prática já é perceptível uma mudança na maneira do seu corpo se movimentar!

Pilates emagrece?

O Pilates não é uma prática voltada para a perda de peso, mas pode ajudar MUITO no processo! Os exercícios do Pilates têm como objetivo o fortalecimento muscular, promover mobilidade para as articulações, reeducação e conscientização do movimento, te permitindo descobrir novas maneiras de movimentar o corpo! Isso tudo certamente resulta em queima de calorias, mas principalmente em um melhor controle corporal para mandar ver nas outras atividades!

SOBRE Acupuntura

O que é Acupuntura?

A acupuntura é um tratamento originado há cerca de 5 mil anos que tem como base a Medicina Tradicional Chinesa. Consiste na aplicação de agulhas finas em determinados pontos do corpo, podendo ser associadas ao uso da ventosa (técnica de sucção) ou moxabustão (calor), visando o equilíbrio energético do paciente, propiciando o tratamento e melhora das dores.

Quais as contraindicações da Acupuntura?

Não há contraindicações. Qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, pode utilizar a Acupuntura como recurso terapêutico. Gestantes podem ser tratadas com bons resultados e sem efeitos colaterais, podendo inclusive ser um recurso utilizado durante o trabalho de parto.

Não estou doente e não tenho dor. A acupuntura pode me ajudar?

Uma das grandes vantagens do tratamento com a Acupuntura é a sua capacidade de manter o bem estar, o equilíbrio físico e emocional do paciente, aliviando as tensões e o estresse do dia a dia. A melhora da qualidade de vida, do sono, da disposição e do estresse auxiliam também a prevenção de doenças. Assim a acupuntura pode ser utilizada como um recurso de manutenção do bem estar, mesmo que não haja doenças físicas ou dor.

SOBRE Massagem

Como saber qual tipo de massagem é mais indicado para o meu caso?

Você e a terapeuta podem discutir e decidir juntos qual a massagem mais indicada no dia da sua consulta. Para isso pedimos que chegue com 10 minutos de antecedência. 

Massagens são doloridas?

Cada pessoa tem uma tolerância a pressão e isso pode ser ajustado individualmente. 

Como devo me vestir?

Durante as massagens relaxante ou profunda o cliente fica o tempo todo coberto com uma toalha e/ou cobertor. Portanto, fica a critério do cliente se ele/ela preferem ficar nus ou de roupa íntima. Já na massagem esportiva recomenda-se vestir um biquini/sunga ja que a massagem pode ter movimentos um pouco mais dinâmicos. 

 

Qual frequência indicada?

Não existe uma regra. Uma massagem e seus benefícios são sempre bem vindos. Porém pessoas com alto nível de stress ou de atividade física se beneficiariam muito de uma massagem/soltura 1 vez por semana. 

ENVIE UMA MENSAGEM

VENHA NOS VISITAR

 

avenida doutor arnaldo, 2088

TELEFONE

(11) 99272-8188

SEG - SEX 7:00 - 19:00

SÁBADO 9:00 - 13:00

DOMINGO - Fechado

 

ENDEREÇO

Av. Dr. Arnaldo, 2088

Sumaré, São Paulo - SP